Introdução

O Curso Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica tem como diferencial a metodologia e a vivência teórica prática em laboratório com materiais semelhantes aos utilizados na prática cirúrgica.


Objetivo

Especializar os técnicos de enfermagem para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.


Mercado de trabalho

Dentre os estabelecimentos de saúde, o hospital é considerado a organização com mais complexidade operacional e administrativa.

Neste contexto, o crescimento da saúde nas especialidades cirúrgicas vem sofrendo grandes transformações em função do avanço da medicina e tecnologia. A competitividade no mercado de trabalho exige cada vez mais que os profissionais sejam bem preparados nas dimensões técnica, científica e comportamental nas diversas áreas de atuação. Sendo assim, o Bloco Operatório (BO) é um setor totalmente complexo, inserido no contexto hospitalar com alta complexidade operacional e assistencial, o que justifica a demanda por profissionais de enfermagem, sobretudo os especialistas em instrumentação cirúrgica. O BO é composto pelas áreas de Central de Materiais e Esterilização (CME), Centro Cirúrgico (CC) e Recuperação Anestésica (RA).


Público alvo

Estar com os 18 anos completos e ter concluído ou estar cursando o último período do Curso Técnico em Enfermagem.


Proposta metodológica

São propostas atividades que propiciam aos alunos a vivência de situações desafiadoras que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Permite, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.


Estágio

Estágio obrigatório supervisionado de 150 horas na área de conhecimento do curso.


Perfil de Conclusão

O perfil de conclusão dos egressos do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica é de um profissional que irá atuar na função de instrumentador Cirúrgico, passando a integrar a equipe cirúrgica para atuar na preparação e desmonte de sala de cirurgia; executar a organização e passagem dos instrumentos; zelar pela assepsia do ato cirúrgico e, caso haja, pela peça anatômica retirada do paciente; além de atuar em saúde e segurança do trabalho e desempenhar a função de agente educativo nas questões relativas a saúde.

Noturno: das 18:30 às 22:00

410 horas de teoria/prática
150 horas de estágio
Total: 560 horas

Duração: 9(nove) meses
Parcelas: 10(dez) parcelas

  • RG e CPF (original e xerox)
  • Comprovante de endereço (xerox)
  • 2(duas) fotos 3x4
  • Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo a original ou xerox autenticada e xerox simples

  • Observação: O candidato que ainda não possua o diploma de Técnico em Enfermagem poderá apresentar o Histórico Escolar de conclusão do curso, em 02 vias, porém, deverá ser comunicado de que a entrega do certificado desta Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica dependerá da apresentação do referido diploma, devidamente registrado.